Manteigas de frutos secos: receitas de comer e chorar por mais!

Mais crocantes ou mais cremosas, as manteigas de frutos secos são o complemento ideal para qualquer pequeno-almoço ou lanche. Veja as sugestões que temos para si!

As manteigas de frutos secos, chegaram viram e venceram!

Há quem as prefira mais cremosas, e quem opte pelas mais crocantes. E depois há ainda quem prefira as simples ou mais compostas com cacau, coco ou outras combinações. Certo é que as manteigas de frutos secos estão em voga e adeptos deste “petisco” não faltam. Mas mais do que uma tendência, estas manteigas constituem uma opção saudável e saborosa para incluir nos seus pequenos-almoços e/ou lanches e substituir as tradicionais manteigas e margarinas (não tão amigas da saúde). 

Mas melhor ainda do que comprar as existentes no mercado (que ainda que sejam uma boa opção, podem não ser tão naturais como desejado), é mesmo preparar as suas próprias manteigas de frutos secos. E não, não custa mesmo nada. Só precisa de escolher o fruto seco da sua preferência e triturar num robot de cozinha até obter a textura desejada. Melhor impossível! Não só lhe permite ter sempre ao seu dispor uma manteiga acabada de fazer, mas ainda variar de acordo com o apetite do momento. E há mais, pode diversificar e compor a sua manteiga de frutos secos como bem lhe apetecer, para consumir nas suas tostas e torradas, tortilhas de arroz ou milho, batidos e até iogurte e/ou papas de aveia (como topping). Uma delícia!

Interessado?! Para lhe dar uma ajuda extra temos algumas receitas que vai querer experimentar (e possivelmente repetir).

4 receitas de manteigas de frutos secos

1. Manteiga de amendoim

© Foto: Pinch of Yum

A receita é do blog Pinch of Yum e demora apenas 5 minutos. 

Ingredientes:
2 chávenas de amendoins torrados secos
1 a 2 colheres de sopa de mel ou açúcar
Sal a gosto (opcional)

Modo de preparação:
Coloque os amendoins num processador de alimentos ou robot de cozinha e triture durante quatro a cinco minutos. Durante este tempo vai verificar que os amendoins passam de migalhas a uma bola seca, até chegarem a uma textura mais cremosa (quase líquida).  Deve deixar triturar até obter a consistência que mais gosta.

Nesta fase, junte o mel e o sal (se optar por incluir) e misture bem. E já está!

2. Manteiga de amêndoa

© Foto: Just Natural Please

Para os apreciadores de manteigas de frutos secos esta é outra das que não pode faltar. A receita é do site Just Natural Please

Ingredientes:
500 g de amêndoa com pele (em alternativa pode usar amêndoa sem pele para obter uma manteiga mais clara, mas com menos fibra)

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 200 ºC.

Coloque as amêndoas espalhadas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Mexa de vez em quando para garantir que ficam tostadas uniformemente sem queimar. Quando estiverem torradas, retire do forno e deixe arrefecer.

Transfira as amêndoas para o processador de alimentos e triture na velocidade máxima até obter uma farinha.

Nesta fase, reduza um pouco a velocidade e triture novamente. Pare ocasionalmente e raspe as paredes do processador de alimentos.

Triture até obter a consistência desejada.

Coloque o preparado num frasco e conserve no frigorífico.

3. Manteiga de caju com baunilha e sal marinho

© Foto: Ambitious Kitchen

Uma opção com um ligeiro “twist” de sabor. A receita é do site Ambitious Kitchen.

Ingredientes:
450 gramas de caju torrado sem sal
1 colher de sopa de óleo de coco
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
sementes de 1 vagem de baunilha
1/2 colher de chá de sal marinho

Modo de preparação:
Coloque os cajus e o óleo de coco no processador de alimentos e triture durante cinco a dez minutos. Pare de vez em quando e raspe as paredes do processador.

Nesta fase os cajus devem começar a unir. Continue a triturar até obter a consistência da sua preferência.

De seguida, junte o sal, as sementes da vagem de baunilha e o extrato de baunilha e triture durante mais um minuto. Se necessário (se o preparado começar a unir) adicione mais uma colher ou duas de óleo de coco.

Transfira o preparado para um frasco e guarde. Pode deixar à temperatura ambiente ou guardar no frigorífico. Se reservar à temperatura ambiente, basta agitar antes de consumir.

4. Manteiga de avelã e chocolate

© Foto: Minimalist Baker

Para os mais gulosos, a proposta do site Minimalist Baker.

Ingredientes:
3 chávenas de avelãs cruas ou torradas sem sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de sal marinho
2/3 chávenas de chocolate preto picado

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 176º C.

Se usar avelãs cruas, distribua-as num tabuleiro leve ao forno durante 12 a 15 minutos. Se usar avelãs torradas asse apenas por 8 a 10 minutos, apenas para aquecer os óleos naturais das avelãs e soltar as peles. 
Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente.

De seguida, transfira as avelãs para um pano de cozinha e aperte com movimentos circulares para remover as peles (a maioria pelo menos).

Coloque as avelãs num processador de alimentos ou liquidificador e triture até obter a consistência desejada (pelo menos 8 a 10 minutos), parando de vez em quando pata libertar os excessos das laterais.

Entretanto, prepare o chocolate. Leve ao micro-ondas por 30 segundos para derreter (ou se preferir derreta em banho-maria). E reserve.

Quando a manteiga de avelã estiver na consistência que deseja (cremosa e suave), junte a baunilha e o sal e misture bem.

De seguida, junte o chocolate derretido aos poucos e misture novamente, até incorporar bem.

Prove e ajuste os sabores (sal e baunilha), se necessário. Se quiser adoçar um pouco mais, pode usar stevia ou outro adoçante a gosto (xarope de agave, por exemplo), mas tenha atenção às quantidades (quanto mais líquido o adoçante, mais firme vai ficar a manteiga, pelo que se recomenda que adicione com moderação).

Transfira o preparado para um frasco e reserve à temperatura ambiente (aguenta duas a três semanas).

Bom proveito!

Compra rápida